quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Estamos Vivendo de Fato, na pior Geração.


Não é tão dificil creer, de que realmente estamos vivendo na pior geração... de que o que importa hoje, não são mais os valores morais, éticos, o conhecimento, a busca por um futuro melhor... Não é mais como antigamente, que os jovens saiam na rua, lutavam por um mundo melhor, para se viver. As musicas eram de protesto a sociedade, ao governo e as mazelas sociais, que por consequência muitos eram exilados em outros países, ou ate presos pela censura de suas musicas.
hoje vemos Bandas Fúteis, sem sentido nenhum, "Rock colorido" como podemos chamar, que na verdade são lixos sonoros... eu queria saber, o que essas bandas tem pra acrescentar na vida dos jovens?
sinceramente, eu acho que nada, suas letras, só falam de "namorico", de meninas e etc.. não tem uma visão critica como as bandas de antigamente, que criticavam a forma de governo, e faziam com que os jovens que curtissem essas bandas, tivessem o mesmo pensamento. Mais a unica coisa que essas bandas coloridas trazem para os Jovens, são: andar coloridos, parecendo palhaços na rua, com cortes de cabelo esquisitos, ensinam também as pessoas a se acomodarem na sua vidinha, com suas mentes atrofiadas, e não correrem atrás dos seus sonhos.
Vejo nessa geração bizarra, que a decência, e o respeito pelo próximo, não existe mais... vemos todos os dias na tv, aonde quer que formos, musicas vulgares, uma verdadeira fossa sonora, que ensina o marido a trair sua esposa, a mulher traída, dar o troco no seu marido e etc... sinceramente, eu tenho vergonha das pessoas que ouvem esse tipo de musica e ainda acham isso bacana.
estamos como uma lixeira, só recebemos lixo todo dia, e não fazemos nada com relação a isso. Se é essa geração que eu pertenço, pois me recuso a pertencer a ela.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Cantinho das Delícias

Ouve – se os sinos da Igreja de Fátima ao longe, anunciando que já esta anoitecendo, um som melancólico, como todo final de tarde costuma ser. São seis horas, todos saindo do trabalho, entrando em seus carros,indo a suas casas, mais antes, que tal uma parada em uma padaria, para fazer uma boquinha, ou ate mesmo comprar o pão do café da manhã, do dia seguinte. É uma padaria jeitosa, bem arrumada, com doces, bolos e quitutes convidativos na bancada, onde seria a perdição de qualquer pessoa tentando manter o peso. Bolos, tortas, massas, e alem do tradicional pão quentinho, que dá água na boca.
Há um clima todo caseiro que envolve a padaria, mesinhas de alumínio para os fregueses sentarem e matarem sua gula, sentam de qualquer jeito, comportado, com a coluna ereta ou despojados com o pé na cadeira, se deliciando de bolo de chocolate, melando a boca, derramando ketchup na blusa. Na mesa ao lado um casal de homens, já de meia idade, homossexuais, demonstrando o afeto que sente um pelo outro, no simples gesto de estarem de mãos dadas, comendo seu lanche e conversando alegremente, sentindo um clima agradável e descontraído naquele local, livres.
La fora o vento batendo nas arvores, um som gostoso de ouvir, já está escuro, e muitos carros começam a circular por ali, parando na padaria, pessoas descendo sozinhas, com crianças, escolhendo seus pães, enfrentando a fila do caixa, pagando e indo embora pra suas casas.
Há mesas de alumínio também do lado de fora da padaria, lugar preferido dos mais jovens, um grupo de garotas, sentadas nas mesas, lanchando, arrumadas, a fim de impressionar, cabelos bem arrumados, a maioria com franja de lado, uma vez ou outra
passam a mão na franja. Uma das garotas relatando as outras amigas, sobre o novo cara com quem está saindo, contando vantagem, e as outras ouvindo e rindo alto. Enquanto isso batendo um vento gostoso, por causa das arvores da praça, pessoas passam com trajes esportivos, indo à academia na beira rio, olham pra dentro da padaria, ficam com água na boca com os quitutes, mais e preciso ter força de vontade e segurar a boca.
Do lado de fora garotos de rua, sempre atentos para as pessoas que estacionam seus carros e vão a padaria comprar algo, levantam a mão para anunciar que irá vigiar o carro, muitas vezes são ignorados, outras vezes conseguem seus trocadinhos.
Já esta bem escuro, são 20 horas, mais a padaria sempre cheia, pessoas chegando arrumadas, sentando nas mesas, pessoas só de passagem, na fila do caixa esperando sua vez para pagar, fazendo seu pedido, olhando o cardápio, pessoas que moram sozinhas, nas localidades próximas, e vão a padaria “jantar”, um lugar aonde muitos vão se encontrar.
“ E ai minha gostosa” - duas amigas se encontram, parecia que há muito tempo não se viam, dão um Abraço apertado,” “e ai como tu ta mulher?”, muitos vão para conhecer pessoas, ou ate mesmo sentar, pedir um cafezinho e ler um bom livro.
Está tudo calmo, de repente uma musica irritante rompe o silencio, musica de político, ”O Arrastão do 15 vai passando por aqui” passeata da Roseana Sarney, governadora do Maranhão. Vários carros, amontoados de pessoas, um atrás do outro, como se fosse uma macha fúnebre, musica alta, gritos e bandeiras com o numero 15, alem de Roseana, também era a carreata de outros candidatos, filiados a governadora, bonecos de Olinda também se encontravam naquela Carreata bizarra, um barulho infernal, atrapalhando a paz de quem queria lanchar, pensar na vida e ler um livro.

Por: Tatah Barros

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Um programa diferente


Billy Graham, fundador do Programa Imperatividade, que passa todos os sábados às 14 horas na CNT canal 21, aluno da Facimp (Faculdade de Imperatriz), juntamente com seus amigos e companheiros do Programa, foram os nossos entrevistados, pelo fato do programa Imperatividade fazer tanto sucesso entre os imperatrizenses, pela sua espontaneidade e pela sua criatividade.
No dia 22 de Setembro de 2010, estivemos na Facimp, entrevistando a equipe.
Se encontravam no estúdio de gravação do programa, Billy Graham, que é o apresentador e fundador; Luan Bilho, conhecido como “O cara lá de trás”; Ismael Santos, conhecido como “Zé do Brejo”; Evaldo Lima, que é o repórter e Rony Kleyton, conhecido como “Michael Jackson”.
Todos estavam trajando roupas despojadas, de acordo com o estilo de cada um, foram bastante receptivos conosco, no qual facilitou o dialogo esse tornou bastante agradável.
Enfim, Imperatividade é um programa disponível para todas as idades e classes, sem distinção, há a apresentação de clipes pedidos pelo público e coberturas de eventos populares com um caráter indispensável. Cada um dos integrantes da equipe conta com um estilo próprio e uma maneira diferente de interagir e tentar trazer ao máximo um humor saudável e diferente para a população de Imperatriz, dando o melhor de si.
Billy Graham foi o porta - voz do grupo, porém os outros integrantes também iam expondo suas opiniões, no qual deixou a entrevista divertida.


1 – O que motivou a criação do programa Imperatividade? Qual a sua historia?

Resposta: “eu acho que é pelo fato de haver uma ausência de programas voltados para este estilo, o humor em Imperatriz, por incrível que pareça a gente tentou sair ao Máximo da linha nacional, que é o pânico, no começo tínhamos a idéia de fazer um programa de clipe, um pouco de matérias e fotos, mas percebemos que foto é uma coisa parada e antiga, então resolvemos fazer matérias voltadas para o humor, e teve grande aceitação do público de imperatriz.”

2- Já receberam alguma crítica pelo fato da suposta semelhança ao programa nacional “O Pânico”?

Resposta: “não, pelo contrario, recebemos vários elogios, pessoas falam ate que somos melhores que o nacional, eu acho até um exagero, porque eles têm uma grande produção, e nós nunca tivemos experiência com TV, esse é o nosso primeiro contato.”

3- O que vocês acham que ocasionou a grande audiência do programa entre os jovens de Imperatriz?

Resposta: “Na verdade foi até uma surpresa, porque o canal 21, a CNT, não é um canal muito bom, não tem uma boa imagem, e nós teríamos que ficar no mínimo três meses no ar, para poder haver uma aceitação do público, nós só temos dois meses e já existe essa grande aceitação. Muitos programas não se mantêm por muito tempo no ar, Mas eu acho que é pelo fato da gente dar o Maximo de si, fizemos uma pesquisa de que o público gostaria de ver, temos contato direto com o público.”

4- Vocês recebem algum patrocínio, para manter o programa no ar e para os equipamentos?

Resposta: “nosso maior patrocinador é a faculdade, porque há um interesse no programa, quando nos reunimos com faculdade pra criação do programa, foi com a intenção de alavancar a audiência do canal da faculdade, então ela disponibilizou todo o equipamento e dois profissionais pagos para nos ajudar com as câmeras.”

5- Vocês são abordados na rua por causa do programa?

Resposta: “Sim, sempre, chegam pessoas falando de uma gravação que fizemos, as vezes nem lembramos, pessoas querendo abraçar, tirar foto, beijar, contar a vida dela pra gente, entre outras coisas.”

6 - E vocês se sentem a vontade com isso?

Resposta: “é agradável, mas é constrangedor, porque não estamos acostumados com isso, e tudo muito novo, não sabemos o que dizer as pessoas, toda situação que te deixa constrangido, não é bom.”

7- De onde vem à inspiração para tanta criatividade no programa?

Resposta: “Maioria vem de improviso, ainda combinamos alguma coisa, mas nunca sai como o combinado (risos), então improvisamos.”

8 - Vocês recebem algum tipo de salário para realizar o programa, ou é voluntariamente?

Resposta: “como tem dois meses no ar, é um programa independente, como não há patrocínio ainda, não há verba, então e como se fosse um trabalho voluntário, mas procuramos fazer um produto bom, para que ele seja bem aceito no mercado e tenha um preço bom, alguns empresários já nos procuraram, mas não há nada concreto ainda, então se não há patrocínio, não tem como receber.

9 - Já surgiu alguma proposta de patrocínio, já que o programa está fazendo tanto sucesso em Imperatriz?

Resposta: “Sim, alguns empresários já nos procuraram, pelo sucesso do programa em Imperatriz, como Vanini, alto nível, mais ainda não há nada certo”

Por: Millena Marinho e Thayse Barros.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Espelhos


Bom, faz um tempinho que eu não escrevo nada no Blog, porque eu estava sem tempo mesmo,Porém hoje arranjei um tempinho e resolvi escrever.
Nada melhor do que escrever ao som da musica inspiradora e incrivelmente linda do Keane - Bedshaped,que alias, vale a pena ouvir.
Eu sempre escrevo sobre assuntos variados, na forma de reportagem, mais hoje resolvi fazer algo meio que diferente, deve ser a musica linda que eu estou ouvindo,que me fez escrever hoje sobre mim, e as coisas que estão acontecendo ultimamente comigo.
Eu estou trabalhando agora,pela manhã, e a tarde tenho faculdade. È maravilhoso trabalhar, ter seu próprio dinheiro,adquirir responsabilidades. logo eu que tinha uma vida totalmente dependente dos meus pais, principalmente da minha mãe, ela resolvia tudo pra mim.Mais agora estou tendo que crescer e amadurecer de qualquer forma.
Acho que isso foi ate providencia de Deus, que levou minha mãe pra longe da familia,foi morar em Araguaina por causa do trabalho, e meu pai viaja muito também, por esta cuidando da fazenda, então eu tipo tive que começar a me virar sozinha, e resolver minhas coisas sozinhas.
o difícil é tentar me adaptar com o tempo, porque de fato, esta bastante corrido, além do mais, minha casa esta passando por reformas, que já é bastante difícil, pela falta de privacidade e de um lugar limpo pra descansar.
As vezes da falta de animo, porque além do cansaço, também sinto falta da minha mãe, de esta sempre do meu lado, porque o fim de semana e muito pouco pra aproveitar a companhia dela, mais Deus sabe que tudo isso que aconteceu nos últimos tempos, é da vontade dele, e isso é como um aprendizado de vida, uma forma de amadurecimento.
Eu também tenho me preocupado muito com o meu futuro, algo que sempre preocupa os jovens de hoje em dia,muitas perguntas surgem na minha cabeça, sobre as decisões que irei tomar, se serei feliz na minha aréa profissional? se terei oportunidades nessa aréa? se terei chances? por isso eu pretendo depois de me formar, tentar em outro lugar, longe de Imperatriz, aonde eu sei que terei oportunidade na aréa de jornalismo, terei que lutar, porque nenhuma vitória e conquistada sem luta, mais com fé em Deus conseguirei.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Os altos e Baixos do Jornalismo.


O Jornalismo, em qualquer que for sua area de atuação, deve ser marcado pelo imediatismo, ou seja, a noticia rápida e atualizada a cada minuto. A rotina do Jornalista e sempre está em busca de novas noticias"reciclando" as velhas, para Traquina, noticias frias, são noticias velhas que deixaram de ser noticias.
O fator tempo é importante no campo Jornalístico, pelo fato de a cada minuto, haver acontecimentos que precisam ser noticiados, como cita Weaver (1975 / 1993)" relatos atuais sobre acontecimentos atuais."
Por esse fato, que o jornal impresso está perdendo sua eficiência, pela praticidade de se ler uma noticia na internet ou assistir na TV.
A assessoria de imprensa desempenha um papel fundamental no jornalismo, e a cada dia esse ramo vai crescendo cada vez mais. ela trabalha juntamente com todos os meios de comunicação, basicamente desempenhando o papel de Gatekeeper, como por exemplo, ele trabalha como um editor, e sua função e exatamente de decidir as matérias que passaram e as que serão bloqueadas, como cita o autor Felipe Pena.
Jornalistas sempre lutaram para conquistar seu espaço, des de meados do século XIX, até os dias atuais, lutam por espaço, por melhores condições de trabalho. No entanto, há Jornalistas mas preocupados com os lucros, do que com a noticia em si. podemos destacar como exemplo, o jornal " O Progresso", jornal impresso situado em Imperatriz do Maranhão, há carência de profissionais qualificados, muitas vezes, o criterio de seleção dos profissionais e somente ter experiência, saber trabalhar e aprender rápido, não precisando haver formação Acadêmica.
Com isso a qualidade dos textos escritos é baixa, pelo fato de visarem mais os lucros, por meio de propagandas de anunciantes. Para Felipe Pena, isso se encaixa na Teoria Organizacional, onde o jornalismo é um negocio, e como tal,busca o lucro.
No maranhão, por ser um estado ainda atrasado em relação ao jornalismo, não há uma devida preocupação de dar uma cobertura aos fatos acontecidos na região, como por exemplo, as enchentes ocorridas no mês de maio em Imperatriz, não houve uma cobertura aprofundada como nas enchentes em Santa Catarina, não há uma aproximidade com o leitor, como cita Traquina.
O maranhão também enfrenta sérios problemas, no que diz respeito ao mercado de Trabalho, pelo fato de haver muitos profissionais para poucos cargos, e que desempenham essa função, não contém formação acadêmica.
a mídia também encontra - se presa e alienada pelos poderosos, não havendo espaço para jornalismo autônomo e livre. Todavia, a partir de ser introduzido profissionais com formação, o jornalismo da região tocantina poderá se desenvolver e crescer.
O jornalismo, não é uma profissão fácil, há tempos de Fartura e há tempos de seca, mais o jornalista deve ter o conhecimento de que através do seu trabalho, irá "salvar" várias pessoas dos "monstros", como a alienação e o engano, mais isso irá ocorrer se o jornalista desempenhar seu papel de fato, e não se deixar levar pelas belezas do lucro.

Por Thayse de Sousa Barros, 30 de junho de 2010.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

ÁLCOOL LIBERADO PARA MENORES EM FESTAS.


Fest Car, muita musica eletrônica, DJ, som automotivo e pessoas de diferentes partes da região Tocantina. Alegria, diversão e azaração para os jovens, nas noites de domingo, no parque de exposições Lourenço Viera da Silva.
Porém nem tudo no Fest Car, assim como tantas festas realizadas em Imperatriz, são flores. Há consumo indevido de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos, sem sequer uma fiscalização, como a solicitação do documento de identificação pelos vendedores, afinal o que realmente interessa, são os menores ou os lucros no final da festa?
Mas o que realmente atrai os jovens a esses eventos, com musicas, luzes e etc.?
“Mulher”, responde Ronney Silva, um jovem que se encontrava na festa. Mais esse não é o único motivo, para os menores, é como um lugar livre, longe dos pais, para namorar bastante, encontrar os amigos e principalmente consumir álcool à-vontade, e alguns casos, até drogas ilícitas como o Lança Perfume.
Observei que de fato havia vários jovens de 15 e 16 anos presentes no local, sempre com um copo de cerveja na mão, “Em todas as festas que eu toco [...] sempre existiu menores bebendo” revelou o Dj Japa presente na festa.
Era fácil a comercialização das bebidas a menores, simplesmente chegavam ao vendedor, pediam a bebida e em seguida pagavam pelo produto, não era exigido a identidade, nem um responsável presente no local. “Não, nunca fizeram isso, apesar de eu ser grande, tenho rosto de criança, mais nunca pediram a minha identidade”. Relatou Eduardo, um menor que estava comprando bebida.
Havia carência no local de viaturas ou autoridades a fim de impedir, confusões no local e o consumo de bebidas e drogas, há um certo descaso das autoridades competentes pelos jovens. “Tem só seguranças dentro da festa, que o dono da festa contrata, mais eles controlam somente a entrada [...], em termo de segurança estadual, eles não estão nem ai, se você quiser fazer uma festa, só tirar uma licença com eles, paga um valor x e pronto, se não for o caso de briga, e não chamarem a policia, eles não vem.” Afirmou Dj Japa.
Cadê a preocupação com os menores, não deve ser permitido esse fácil acesso à bebida. As autoridades e vendedores devem agir segundo a lei.

Por: Thayse de Sousa Barros, 23 de junho de 2010

sábado, 22 de maio de 2010

Nada Além da Verdade.

Imperatriz tem sim suas belezas, pelo contrario que muitas pessoas de fora e até mesmo os filhos de Imperatriz pensam, é uma cidade boa pra morar...
Porém, uma coisa que deixa a desejar em Imperatriz, é as pessoas que estão por traz do governo,
que muitas vezes nem se importam com a cidade, e só fazem coisas para se promover, ou melhor, nem fazem, só assinam seu nome em baixo dos projetos alheios.
Como é que imperatriz pode crescer dessa forma, se há muita sujeira por debaixo do tapete.

tatah

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Pulseiras do sexo, brincadeira ou Perigo


Esse texto que eu escrevi, foi para um trabalho da faculdade,da materia teoria do Jornalismo, falei sobre as pulseiras do sexo e todo o acompanhamento por parte da mídia sobre esse assunto, achei bem interessante e resolvi colocar no blog, o site que foi meu local de pesquisa, www.g1.globo.com


Antes passava somente de uma simples “brincadeira”, uma moda entre as crianças e adolescentes, pulseiras do sexo, coloridas, e cada cor continham um significado. Mais será que essas pulseiras eram somente uma brincadeira inocente entre as crianças? Que tinham varias cores em seus braços, ou existia algo de muito perigoso por trás dessas lindas pulseiras?

Uma das primeiras coberturas a serem feitas sobre esse assunto foi no Jornal hoje, como uma simples matéria de cotidiano, no qual falava da proibição do uso das pulseiras do sexo em escolas do Rio de Janeiro, mais a matéria não estava focada na pulseira, e sim em vários objetos que foram proibidos nas escolas, como celulares, bonés e etc... Ate então elas não representavam tanto perigo, só estimulavam os adolescentes a terem uma vida sexual.

Nem todos poderiam imaginar os efeitos que essa simples pulseira de silicone, com enorme significado, poderia causar. Nos jornais, na internet e na televisão, começaram a aparecer noticiam horríveis a respeito das pulseiras do sexo, pela gravidade dos problemas que a mesma estava causando, ficou bem divulgado por parte da mídia, noticias sobre o assunto.

“Menina de 13 anos é estuprada por causa de pulseira”,

A vítima e três dos autores tinham se conhecido no dia 14 no mesmo lugar, quando ela saíra da escola e esperava o ônibus para retornar para casa. No dia seguinte, um dos homens chegou até a adolescente e arrebentou a pulseira preta, que convencionalmente representaria o sexo. ‘Ficou muito claro que a motivação foi o uso da pulseira, porque eles não tinham laço de amizade’, afirmou o delegado. ‘Ela disse que, depois que arrebentou, eles pressionaram que ela teria que fazer e ela se sentiu constrangida e os acompanhou até a casa de um deles.’”

31/03/10 - 18h09 - Atualizado em 31/03/10 - 18h10, Da Agência Estado

Então pelo fato das pulseiras do sexo no inicio serem consideradas como uma simples brincadeira inocente, na verdade são bem perigosas pela mensagem “subliminar” que existe por trás delas, acabam transmitindo outra mensagem, no caso para esses rapazes que violentaram a garota, por ela está usando essas pulseiras, significava que ela faria exatamente o que a cor representava.

Essa questão do estupro na noticia, para Nelson Traquina, representa um valor de noticia, algo que os repórteres e a população acham repugnante, que é a Parcialidade, algo que os reportes condenam, e concerteza estupro provocado pelas pulseiras e algo monstruoso.

Com esses casos de estupro e outros que acontecem em partes do Brasil, um em Londrina e dois em Manaus, provocados pelas pulseiras, órgãos públicos querem proibir seu uso, criando leis que proíbem a venda e o uso das pulseiras, e ate pais, não permitem que seus filhos usem - nas, porem educadores e sexólogos acham essa pratica errada de proibição.

“Educadores são contra proibição da ‘pulseira do sexo’ nas escolas”,

“Para diretores de colégios e sexóloga, só diálogo evita uso abusivo”

Os educadores dizem que vetos desse tipo impostos a crianças e adolescentes surtem o efeito contrário. Muitos estudantes podem acabar querendo usar o adereço apenas para se posicionarem contra a regra. [...]

Fernanda Nogueira Do G1, em São Paulo

Outro valor de noticia por Nelson Traquina e presente nesse assunto tão polêmico, e a Relevância, isso porque, este assunto foi repercutido de forma intensa por jornalistas, pela gravidade do fato, a fim de informar os perigos por trás dessas simples pulseiras de silicone. A mídia fez questão de mostrar as conseqüências do seu uso abusivo, no caso os estupros, para que nenhum adolescente use.

Com isso, esse assunto chegou ate ao congresso, vários deputados e vereadores estavam discutindo sobre a sua proibição.

“Polêmica sobre pulseira do sexo chega à Assembléia Legislativa de SP”

A Assembléia Legislativa discute a proibição do uso de pulseiras coloridas nos estabelecimentos da rede pública estadual de educação [...]

Do G1, em São Paulo

Isso porque o assunto agravou tanto que houve casos ate de morte por causa das pulseiras,

Menores são mortas em Manaus supostamente por uso de pulseiras”

Uma jovem, de 14 anos, foi encontrada morta, na madrugada do último sábado (3), em um quarto de hotel, localizado no bairro Morro da Liberdade. Com o corpo, estavam seis pulseiras, que segundo a polícia, foram supostamente arrebentadas pelo autor do crime. A polícia suspeita ainda que o casal tenha utilizado drogas momentos antes do crime.”

Do G1, em São Paulo*, * (Com informações do Portal Amazônia)

A morte como valor de noticia, para traquina, onde há morte, há jornalistas, a morte chama bastante a atenção das pessoas, neste caso, só depois de haver morte, e que tomaram a posição de proibir a comercialização da pulseira do sexo.

Com isso em vários estabelecimentos foi proibida a venda das pulseiras, como na seguinte reportagem,

Após polêmica, 'pulseira do sexo' sai de moda na 25 de Março” ,

Ambulante diz que jogou 800 peças no lixo e parou de vender.
Preço caiu e quem tem estoque diz que não vai comprar mais.”

Roney Domingos Do G1, em São Paulo

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Skinhears


Ontem estava assistindo o Jornal da Record, e passou uma reportagem na qual chamou bastante minha atenção.. confesso que antes dessa reportagem eu não tinha conhecimento desse assunto tão polêmico e que acontece em algumas cidades do Brasil, como por exemplo São Paulo.
São os skinhears, traduzidos para o Português, "Cabeça Raspada".
Estive lendo algumas reportagens na internet, e vi que os skinhears, não são movimentos de pessoas neonazistas, não é baseada em questões políticas ou raciais, e sim em uma forma de se vestir, com botas e outros acessórios, culto ao futebol, ao hábito de beber cerveja e a virilidade, apreciam o rock e o reggae. Porem esse culto a virilidade, nos dias de hoje, principalmente nas cidades como Rio Grande do Sul e São Paulo, esta passando dos limites. Vários grupos de Skinhears, ou melhor Gangues, tem como seu "Deus" Adolf Hitler, tirano alemão , fundador do Nazismo, era totalmente Racista e matou vários Judeus e negros. Então os SkinHeards Brasileiros, os Carecas, cultuam Hitler, e são adeptos ao Neonazismo, onde pregam o ódio contra negros, gays, emos e nordestinos.
Vi vários casos de Skinhears agredindo brutalmente pessoas inocentes, só por serem nordestinos, negros e etc. Pessoas que não têm culpa de serem como são, e são mortas simplesmente por uma ideologia estúpida, logo em um país com varias misturas de raças e costumes, em pleno século 21 ainda existir pessoas que fazem esse tipo de barbaridade, e porque? só para ter o prazer de saber que são fortes, ver o sangue do negro e do nordestino descer,pensar são a raça "superior" e poderem fazer o que quiser com o próximo, sem medo das conseqüências .
existe ate um manual quando uma pessoa se torna um Skinheard, no qual fala que mais cedo ou mais tarde serão presos, e eles se consideram prisioneiros políticos, e demonstra ate a forma de como agir e falar quando for preso, pra vocês terem a noção de que eles fazem esses tipos de coisas sem medo da lei, sem medo de nada.
onde é que esse mundo vai parar, vemos todos dias novas formas de violências, coisas que pensamos que tinham acabado, vemos que existe a vários anos, mais muitas pessoas de fora não têm o conhecimento sobre isso, só sabe mesmo quem já teve a triste experiência de cruzar com esses "monstros" e serem brutalmente assassinados ou perderem seus entes queridos para as garras desses animais.
tatah ;D

segunda-feira, 29 de março de 2010

Trote : Um rito de passagem !


Na sexta feira passada, minha turma do segundo período 2009.2, realizamos o trote com os Calouros.
foi algo bem divertido. Todos sujos de tinta da cabeça aos pés , com roupas velhas e sujos de trigo.
essa forma de brincadeira, para alguns possa parecer somente uma bagunça, uma forma de dar boas vindas aos calouros, mais para mim significa mais como rito de passagem.
rito de passagem significa tudo aquilo que te leva de um estagio da sua vida á outro, como por exemplo podemos citar, a gravidez, que transforma uma mulher em mãe, a partir do nascimento da criança.
O trote é como uma forma de passagem de um aluno do cursinho ou ate mesmo os que estudam em suas casas para o vestibular, para um acadêmico de uma universidade.
mais também por ser uma etapa importante da chegada a faculdade, nem por isso deve ser um ato de violência, como vimos varias vezes em Jornais, como veteranos cuspindo na cara de calouros, batendo amarrando e agredindo.
Deve ser um forma de todos se conhecerem, fazer novas amizades, se divertir sem precisar humilhar os calouros e ajudar alguma instituição de caridade, como por exemplo o trote solidário, além de todos se divertirem, ajudam pessoas que precisam.
xoxo tatah ;D

domingo, 28 de março de 2010

Jornal Impresso : extinto?


Os primeiros Jornalistas escritores a surgir no mundo, foi na Idade media. Eram os corresponde dos príncipes governantes, das cidades imperiais, cidades estados e etc . Porém em 1605, Johann Carolus, em Estrasburgo, publicou o primeiro Jornal Impresso.
É comum vermos em filmes de época, meninos com Jornais nas mãos, Gritando "Extra Extra", pelo fato daquela época o Jornal Impresso era a arma mais poderosa de informação.
Porém ao longo do tempo Foi surgindo, o Rádio que já foi uma queda pro Jornal Impresso, pois as pessoas preferiam a Noticia Vinda do Radio, do que ler um Jornal, Depois veio os cinemas, com as noticias diarias, era preferível ver a noticia em movimento , do que ler e ouvir a noticia. Depois surgiu a televisão, além do conforto de ver a noticia em sua casa, era basicamente ter um cinema em sua casa.
Agora na idade contemporânea, surgiu a internet, a noticia rápida e tecnologica, com isso muitas pessoas deixaram de ler jornais, ouvir noticias no radio e ate mesmo ver noticia na televisão, para ver na internet.
Com todo esses avanços tecnológicos, o Jornal Impresso, uma das formas mais antigas de Jornalismo, vem sendo extinta, antigamente as pessoas assinavam jornais, tomavam seu cafezinho com o jornal do lado e compravam nas bancas, mais hoje é mais pratico e mais rapido, também pela falta de tempo das pessoas, ver uma noticia na tevê ou ate mesmo na Internet.
Porém essas fontes de informação não se aprofundam totalmente em uma noticia como nos jornais impressos, por ser tudo muito rápido, por ter que está atualizando a todo minuto uma nova noticia.
Mais ainda existe um publico alvo dos Jornais impressos, tem pessoas que preferem ler uma noticia mais aprofundada e detalhada em um Jornal, do que ver na Internet que não é rica em detalhes.
como minha professora disse uma vez, as novas fontes tecnológicas não chegam para substituir as que já existem, como por exemplo a internet, e sim para aprimora - la .
xoxo tatah ;D

domingo, 21 de março de 2010

TODA AÇÃO TEM UMA CONSEQUÊNCIA !


Nesse domingo, sempre quando chego da igreja, vou jantar na frente da TV, mais enquanto eu estava na cozinha colocando minha comida, ouvi uma reportagem no Fantástico que chamou bastante a minha atenção.
A reportagem falava de um garoto de 11 anos, Jordan Brown, Teria atirado na cabeça da Namorada do seu pai, sua madrasta, que estava dormindo, grávida de oito meses, em uma fazenda na qual viviam, em Pennsylvania.
Também mostrou na reportagem, que foi homicídio culposo, onde se tem a intenção de matar, vai ser julgado pela morte da madrasta e do irmão que ainda estava pra nascer.
fiquei muito chocada com essa reportagem, o que levaria uma criança de 11 anos a matar tão cruelmente uma pessoa? E depois sair normalmente para a escola , como se nada estivesse acontecido? Essa criança não tinha nenhum indicio de distúrbios de comportamento,pelo fato do pai relatar que o filho sempre teve um comportamento carinhoso e extrovertido. A madrasta também era uma pessoa que era muito protetora dos seus filhos e estava muito alegre com a gravidez. então o que explica esse trágico acontecimento? o que poderia ter acontecido na cabeça dessa criança, para de repente cometer esse tamanho ato de crueldade?
O que mais me deixa revoltada, porque um pai daria uma arma de verdade a uma criança de 11 anos?
mesmo ela sendo adaptada para crianças, mais isso não deixa de ser uma perigosa arma de fogo.
e esses "brinquedos de caças" para crianças ainda não precisavam ser registradas, faça me o favor !
arma sendo pequena, media ou grande, mata da mesma forma, existem tantas formas de diversão pra crianças, formas educativas e alegres, e não diversão de como matar animais, para quando crescer ser um grande caçador.
tudo que fizemos na vida tem uma conseqüência, mesmo o filho ter sido o culpado de ter matado a namorada do pai, mais tudo começou porque o pai querendo fazer as vontades do filho, lhe deu uma arma, para ele se "divertir" aperfeiçoando sua pontaria, matando animais, e no final das contas, ele teve uma ótima pontaria, direto na cabeça da madrasta !
O final triste dessa trágica historia, é que as leis da Pennsylvania são bastante rigorosas apartir dos 11 anos, e como Jordan Brown, tem exatamente essa idade, vai ser julgado como adulto, podendo pegar ate prisão perpetua, ou seja, crescera e morrera exatamente no pior lugar que possamos imaginar, a prisão.
xoxo tatah ;D

sexta-feira, 19 de março de 2010

Dreams

Nossa, as vezes eu me pergunto, será que serei uma jornalista de verdade?
Estando eu na Ufma, na aula da professora Penha Rocha, prestando atenção na aula, ouvindo a professora falar da televisão, de que temos que exercitar a escrita, de algumas palavras que de forma alguma um jornalista pode usar em uma matéria, como por exemplo, falar que uma pessoa Faleceu, seria mais sensato falar que essa pessoa morreu, porque temos que passar para as pessoas, palavras que a dona de casa entenderia, e não palavras para advogados. achei isso bastante interessante, palavras que antes eu tinha como certa, na verdade são erradas.
A professora também relatou que trabalhou muitos anos na rede globo, pelo fato de sua cidade natal ser o Rio de Janeiro, falando das maravilhas do jornalismo, de que estamos sentados na cadeira, na sala do curso de Jornalismo, não por se bonitos, ou por termos pagos, e sim por sermos pessoas capacitadas e inteligente, por termos sidos selecionados entre varios candidatos .
Por isso, o ramo do jornalismo que me chama mais atenção, é o jornalismo investigativo, pelo falo do jornalista ir atrás da noticia, ter fontes secretas, se entregar de corpo e alma a uma reportagem e ir afundo naquilo, não importando ser sobre traficantes, bandidos, favelas e etc...
muitas pessoas acham loucura, porque uma pessoa arriscaria sua vida, por uma simples matéria ?
Mais se não fosse por esses jornalistas que metem a cara no perigo atrás de noticias, muitas coisas impunes, como por exemplo exploração sexual de menores e corrupção, ficariam encobertos ou ate mesmo impunes, e muitas pessoas ficariam alheias sobre essas praticam que a cada dia que passa, suja mais o nosso Brasil.
xoxo tatah ;D

Viagem de ônibus, segura ou a mais perigosa?


Nos deparamos todos os dias com notícias,tanto nos tele-jornais quanto nos jornais expressos, de assaltos a ônibus de linha.
Na maioria das vezes ficamos chocados com a noticia, mais isso não nos comove.Porém só sabe da gravidade desses assaltos, quem já teve essa triste experiência na sua vida.
Hoje recebi uma noticia terrível, de que uma amiga muito querida,passou por essa experiência traumática. Fui pra faculdade de tarde, assisti os dois primeiros horários, depois fui á casa dela. Ela estava bastante abalada, contou todos os detalhes do assalto, com muita emoção, falou que eram 6 assaltantes encapuzados, fortemente armados, eles simplesmente ultrapassaram o ônibus com um celta e pararam na frente, impedindo sua passagem. Resumindo a Historia, levaram tudo, os assaltantes segundo minha amiga, estavam bastante nervosos, e ficavam mais ainda, quando viam que algum carro se aproximava, isso demonstrava que eram assaltantes inexperientes, porém graças a Deus, nada aconteceu com os passageiros.
Com isso, vi que hoje em dia, nada mais é seguro. sempre há aquele receio quando vai viajar de ônibus, pelo fato de está havendo muitos assaltos. Mesmo sendo um dos transportes para viagens com a passagem mais barata, mais a sua segurança está muito précaria, além disso, não há uma boa vistoria nos equipamentos dos ônibus antes de qualquer viagem, porque na estrada sempre acontece de quebrar algum equipamento.
Isso me faz lembrar, de uma viagem que fiz pra São luis em 2007, no qual pela falta de vistoria nos equipamentos do ônibus, havia alguns fios elétricos que estavam soltos e causavam atrito com os colchões e malas que estavam no porta mala, com isso causou um incêndio, tivemos que sair correndo do ônibus, e ficamos em uma estrada á noite, totalmente deserta, perigosa e para completar era curva. Sairmos só com alguns arranhões, nada mais grave,porem bastante assustados aquela noite.
Portanto acho que antes de qualquer viagem, para evitar esses tipos de acontecimento, haja uma vistoria completa nos equipamentos. E sempre é bom cada ônibus ir com uma escolta, ou seja, outro ônibus que vai na mesma direção, acompanhando para evitar assaltos .
xoxo tatah ;D

quarta-feira, 17 de março de 2010

Vacina contra a influenza H1N1, a favor ou contra a vida?


Eu estava hoje de manhã no msn como de costume, até que uma colega de Classe me mandou um arquivo, falando que a vacina contra a influenza H1N1 era prejudicial a saúde, podendo levar ate a morte. Isso ocorre pelo fato de conter alguns produtos químicos,como por exemplo grande quantidade de mercúrio.
A jornalista austríaco-irlandesa, Jane Bürgermeister, afirma que a Vacina foi testada por um pesquisador e todas as cobaias que receberam a vacina morreram logo em seguida, afirmou também que essa vacina pode vir a se tornar uma espécie de arma letal.
no entanto, no dia 16/03/2010, passou no Jornal Nacional, uma reportagem falando que essa noticia era falsa, e que era como uma forma das pessoas não querem tomar a vacina, também mostraram um especialista falando do assunto.
mais agora, em quem acreditar? será que essa vacina fará mal as pessoas ou será uma forma de salvar a vida das pessoas dessa doença terrível?
essa questão fica por parte das autoridades, de fazer mais testes com essas vacinas, provando sua eficácia, e avisando a população.
xoxo tatah ;D

terça-feira, 16 de março de 2010

Inicio de tudo


Fiz esse Blog, justamente como forma de praticar a escrita ^^
como estou no curso de Comunicação social, preciso ter o domínio das palavras e da escrita, justamente, porque essa vai ser a minha ferramenta de trabalho, então essa primeira Postagem, é mais como forma de apresentação...
Bom começamos entãoo.
me chamo Thayse de Sousa Barros, tenho 20 anos, Sou acadêmica do curso de Comunicação Social - Jornalismo,da universidade Federal do maranhão - UFMA.
No inicio escolhi esse curso, justamente pelas disciplinas que eram Português e Historia, no tempo de escola, eram umas das disciplinas em que me destacava mais. Porém com o decorrer do curso, fui me identificando cada vez mais, vendo que finalmente estava achando o meu espaço, a profissão que eu desejo seguir...
Adoro o fato de ir em busca de noticiaa, conversar com pessoas de varios tipos,diversas culturas, me emocionar com suas historias,suas lutas, tristezas e felicidades.Com isso, poder mostrar a varias pessoas o Maranhão ou ate mesmo o Brasil como realmente ele é .
então é isso pessoal, meu primeiro texto, espero q eu possa escrever varios e varios textos nesse blog
xoxo tatah ;D