quinta-feira, 6 de maio de 2010

Pulseiras do sexo, brincadeira ou Perigo


Esse texto que eu escrevi, foi para um trabalho da faculdade,da materia teoria do Jornalismo, falei sobre as pulseiras do sexo e todo o acompanhamento por parte da mídia sobre esse assunto, achei bem interessante e resolvi colocar no blog, o site que foi meu local de pesquisa, www.g1.globo.com


Antes passava somente de uma simples “brincadeira”, uma moda entre as crianças e adolescentes, pulseiras do sexo, coloridas, e cada cor continham um significado. Mais será que essas pulseiras eram somente uma brincadeira inocente entre as crianças? Que tinham varias cores em seus braços, ou existia algo de muito perigoso por trás dessas lindas pulseiras?

Uma das primeiras coberturas a serem feitas sobre esse assunto foi no Jornal hoje, como uma simples matéria de cotidiano, no qual falava da proibição do uso das pulseiras do sexo em escolas do Rio de Janeiro, mais a matéria não estava focada na pulseira, e sim em vários objetos que foram proibidos nas escolas, como celulares, bonés e etc... Ate então elas não representavam tanto perigo, só estimulavam os adolescentes a terem uma vida sexual.

Nem todos poderiam imaginar os efeitos que essa simples pulseira de silicone, com enorme significado, poderia causar. Nos jornais, na internet e na televisão, começaram a aparecer noticiam horríveis a respeito das pulseiras do sexo, pela gravidade dos problemas que a mesma estava causando, ficou bem divulgado por parte da mídia, noticias sobre o assunto.

“Menina de 13 anos é estuprada por causa de pulseira”,

A vítima e três dos autores tinham se conhecido no dia 14 no mesmo lugar, quando ela saíra da escola e esperava o ônibus para retornar para casa. No dia seguinte, um dos homens chegou até a adolescente e arrebentou a pulseira preta, que convencionalmente representaria o sexo. ‘Ficou muito claro que a motivação foi o uso da pulseira, porque eles não tinham laço de amizade’, afirmou o delegado. ‘Ela disse que, depois que arrebentou, eles pressionaram que ela teria que fazer e ela se sentiu constrangida e os acompanhou até a casa de um deles.’”

31/03/10 - 18h09 - Atualizado em 31/03/10 - 18h10, Da Agência Estado

Então pelo fato das pulseiras do sexo no inicio serem consideradas como uma simples brincadeira inocente, na verdade são bem perigosas pela mensagem “subliminar” que existe por trás delas, acabam transmitindo outra mensagem, no caso para esses rapazes que violentaram a garota, por ela está usando essas pulseiras, significava que ela faria exatamente o que a cor representava.

Essa questão do estupro na noticia, para Nelson Traquina, representa um valor de noticia, algo que os repórteres e a população acham repugnante, que é a Parcialidade, algo que os reportes condenam, e concerteza estupro provocado pelas pulseiras e algo monstruoso.

Com esses casos de estupro e outros que acontecem em partes do Brasil, um em Londrina e dois em Manaus, provocados pelas pulseiras, órgãos públicos querem proibir seu uso, criando leis que proíbem a venda e o uso das pulseiras, e ate pais, não permitem que seus filhos usem - nas, porem educadores e sexólogos acham essa pratica errada de proibição.

“Educadores são contra proibição da ‘pulseira do sexo’ nas escolas”,

“Para diretores de colégios e sexóloga, só diálogo evita uso abusivo”

Os educadores dizem que vetos desse tipo impostos a crianças e adolescentes surtem o efeito contrário. Muitos estudantes podem acabar querendo usar o adereço apenas para se posicionarem contra a regra. [...]

Fernanda Nogueira Do G1, em São Paulo

Outro valor de noticia por Nelson Traquina e presente nesse assunto tão polêmico, e a Relevância, isso porque, este assunto foi repercutido de forma intensa por jornalistas, pela gravidade do fato, a fim de informar os perigos por trás dessas simples pulseiras de silicone. A mídia fez questão de mostrar as conseqüências do seu uso abusivo, no caso os estupros, para que nenhum adolescente use.

Com isso, esse assunto chegou ate ao congresso, vários deputados e vereadores estavam discutindo sobre a sua proibição.

“Polêmica sobre pulseira do sexo chega à Assembléia Legislativa de SP”

A Assembléia Legislativa discute a proibição do uso de pulseiras coloridas nos estabelecimentos da rede pública estadual de educação [...]

Do G1, em São Paulo

Isso porque o assunto agravou tanto que houve casos ate de morte por causa das pulseiras,

Menores são mortas em Manaus supostamente por uso de pulseiras”

Uma jovem, de 14 anos, foi encontrada morta, na madrugada do último sábado (3), em um quarto de hotel, localizado no bairro Morro da Liberdade. Com o corpo, estavam seis pulseiras, que segundo a polícia, foram supostamente arrebentadas pelo autor do crime. A polícia suspeita ainda que o casal tenha utilizado drogas momentos antes do crime.”

Do G1, em São Paulo*, * (Com informações do Portal Amazônia)

A morte como valor de noticia, para traquina, onde há morte, há jornalistas, a morte chama bastante a atenção das pessoas, neste caso, só depois de haver morte, e que tomaram a posição de proibir a comercialização da pulseira do sexo.

Com isso em vários estabelecimentos foi proibida a venda das pulseiras, como na seguinte reportagem,

Após polêmica, 'pulseira do sexo' sai de moda na 25 de Março” ,

Ambulante diz que jogou 800 peças no lixo e parou de vender.
Preço caiu e quem tem estoque diz que não vai comprar mais.”

Roney Domingos Do G1, em São Paulo

2 comentários:

  1. Se não tirar dez com esse trabalho, vamos reclamar lá!!!rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Amiga esses trabalho tenho certeza que tirou 10, porque amiga está maravilhoso, Loira parabéns mesmo! :D

    ResponderExcluir